quarta-feira, 21 de março de 2012

Comemoração do "Dia Mundial da Floresta" e do "Dia Mundial da Poesia"

      As turmas da EB de São Tiago estão a comemorar este dia com a divulgação de poesias, sobre as árvores, escritas por ilustres poetas portugueses.
      Estas poesias foram afixadas nas grades da escola, viradas para o exterior, para presentear, todos os que ali passam, com agradáveis momentos de poesia.





terça-feira, 20 de março de 2012

Os nossos alunos continuam muito inspirados!

    Inspirados, ainda, nas obras de Manuel Cargaleiro, outros na "Semana do Afetos" e outros na "Semana da Leitura", os alunos continuam a realizar trabalhos, em sala de aula, muito originais e criativos.
      Ficam aqui, alguns, para que possam comprovar que na EB de São Tiago temos verdadeiros artistas da escrita e pintura.
     Parabéns a todos!

Turma da professora Cecília Rocha -  2º ano (6 ST)

                                                  






Turma da professora Lurdes Pereira -  2º ano (5 ST)




Turma da professora Carmo Marques -  2º ano (4 ST)




Turma da professora Rita Carvalhinho -  3º ano (8 ST)

 



  

segunda-feira, 19 de março de 2012

Alunos da turma do 2º ano (5 ST) escreve sobre o "Dia do Pai"

Para ti, Pai:
Pai, eu gosto muito de ti
Para ti escrevo o que sinto
Sinto que nunca te esquecerei
Tu és o melhor pai do mundo
Dás-me paz, amor e carinho
Carinho, rebuçados e mimos
Pai, eu adoro-te
Tu és o amor da minha vida
És o melhor Pai do mundo
És muito importante para mim

 Laura
________________________________________

(Para uma MÃE especial que é, também, PAI)

Para ti, mãe:
Mãe, dás-me tanto carinho
Carinho, amor e paz
Paz de verdade
Verdade é o carinho que me dás
Dás-me rebuçados
Rebuçados doces como tu
Deliciosos como os teus carinhos
Um grande beijo 

 Maria do Carmo
____________________________________

Para ti, Pai:
Pai querido
Querido amigo
Amigo fofinho
Fofinho e bonito
Bonito e carinhoso
Carinhoso e doce
Doce só como tu
Meu querido Pai!
Meu querido Pai!

Margarida

terça-feira, 13 de março de 2012

Semana da Leitura - Contos Interturmas

    
      A semana da leitura na EB de São Tiago iniciou com os contos interturmas no dia 5 de março. As turmas prepararam as suas apresentações (contos, canções, declamações de poemas, etc.) na sala de aula e, na biblioteca, mostraram os seus talentos aos colegas. Portaram-se muito bem e brilharam com as suas habilidades. Parabéns a todos! (clica no play para veres as fotografias com música)

  Click to play this Smilebox greeting

segunda-feira, 12 de março de 2012

Comemoração da Semana da Leitura na EB da Mina

      Na EB da Mina, as atividades da Semana da Leitura correram muito bem e os alunos participaram nas diversas atividades, contos interturmas, ler em família, stop, teatro e outras atividades relacionadas com a leitura, com muito interesse e alegria. Nada melhor do que vermos a reportagem fotográfica, que a seguir se segue, para comprovarmos que ler é uma festa! (clica no play para veres as fotografias com música)

Click to play this Smilebox slideshow

domingo, 11 de março de 2012

Semana da Leitura - À conversa com o professor José Pires

      No dia 6 de março, o professor José Pires veio à nossa biblioteca conversar um pouco com os alunos do 4º ano do agrupamento de escolas Afonso de Paiva.  O professor José Pires encantou as nossas crianças que o ficaram a admirar pelos seus talentos como escritor, pintor e escultor. Trouxe à nossa semana da leitura uma forma muito entusiasta de sensibilizar para a importância da leitura e não só, também despertou, nos alunos, o gosto e a curiosidade pela pintura e escultura.
      Obrigada professor José Pires pela boa disposição com que nos presenteou. (clica no play para veres as fotografias com música)
  
Click to play this Smilebox slideshow

sábado, 10 de março de 2012

Semana da Leitura - STOP Todos a ler

      No dia 6 de março, às 15 horas, na EB de São Tiago, em conjunto com todas as escolas do agrupamento os alunos, professoras e assistentes operacionais pararam as suas tarefas para ler. Foi um momento dedicado à leitura com o objetivo sensibilizar os alunos para a importância da leitura. (clica no play para veres as fotografias com música)
  
Click to play this Smilebox slideshow
   

sexta-feira, 9 de março de 2012

Semana da Leitura - EB da Mina e EB/JI do Castelo assistem ao teatro "A Banda"


       No dia, 9 de março, a EB da Mina e a EB/JI do Castelo assistiram à peça de teatro "A Banda" apresentada pela ETEPA. Foi um momento em que os alunos se divertiram muito e ao mesmo tempo foram sensibilizados para o facto de que somos todos diferentes mas iguais. Obrigada aos alunos e professores da ETEPA! (clica no play para veres as fotografias com música)
Click to play this Smilebox slideshow

quinta-feira, 8 de março de 2012

Semana da Leitura - Ler em Famíla

       No dia 7 de março, tivemos alguns pais na nossa escola a desenvolver a atividade "Ler em Família". A alegria era visível nas caras das nossas crianças, pois é sempre bom ter os pais na escola e mais uma vez em prol da leitura. Foi um momento muito gratificante para pais, alunos e professoras.
      Obrigada pais e mães!  (clica no play para veres as fotos com música)
Click to play this Smilebox slideshow

quarta-feira, 7 de março de 2012

Semana da Leitura - Teatro de fantoches

      A turma CEF da EB Afonso de Paiva apresentou, no dia 8 de março, uma peça de fantoches aos alunos do 1º Ciclo da EB Afonso de Paiva, EB de São Tiago e Jardim de Infância Quinta das Violetas.
      "O lobo perdido" é o título desta peça que surgiu a partir dos trabalhos desenvolvidos na Componente Tecnológica e foi orientada pelas docentes Gregória Prata e Graça Monteiro.
      Trata-se de um encadeamento de várias histórias infantis tradicionais, como "O Capuchinho Vermelho", "Os Três Porquinhos", "A Carochinha", etc..., em que o lobo anda perdido à procura da sua história e no final, aprende que é melhor ser um lobo bom e amigo do que ser um lobo mau, acabando por casar com a linda Carochinha.
      As crianças gostaram desta pequena peça e aplaudiram com muito entusiasmo a turma.
      É de destacar, que foi emocionante ver a nossa biblioteca cheia de chapeuzinhos azuis,  cerca de 80 crianças do Jardim de Infância Quinta das Violetas, que assistiram muito concentrados a este espetáculo.
      Parabéns meninos e meninas da Turma CEF!  (clica no play para veres as fotografias com música)

Click to play this Smilebox slideshow

terça-feira, 6 de março de 2012

Semana da Leitura - História de Afonso de Paiva em escrita com símbolos

      No dia 6 de março, a professora Fátima Silva, partindo do texto escrito pela educadora Madalena Nunes, apresentou a história de Afonso de Paiva em escrita com símbolos.
      A escrita com símbolos, é um processador integrado de textos e de símbolos com diversas ferramentas para crianças e adultos com dificuldades na utilização de texto e/ou de comunicação. Contribui para a total autonomia do utilizador e facilita a aquisição de competências básicas em literacia de leitura e escrita.
      Esta atividade teve como objetivo mostrar como comunicam como os alunos com necessidades educativas especiais, que frequentam a nossa escola. (clica no play para veres as fotografias com música)
  Click to play this Smilebox slideshow

sexta-feira, 2 de março de 2012

Preparação do encontro com o professor José Pires

      Foram realizadas, nos dias 1 e 2 de março, sessões de sensibilização com o objetivo de  prepararmos o encontro com o professor José Pires que se irá realizar, no dia 6 de março, na Biblioteca Escolar de São Tiago, no âmbito da Semana da Leitura.
      A história "A Viagem", escrita por José Pires, foi o tema central destas sessões e foram dinamizadas pela professora Delminda que, nos motivou para a leitura deste livro, pois fez parte do grupo de teatro "Pais e Companhia" que representou esta história em teatro.