domingo, 30 de setembro de 2012

Comemoração do "Dia Nacional da Água" - 1 de outubro

    Sendo um dos temas do  Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento, a biblioteca escolar está a comemorar o  "Dia Nacional da Água", apresentando a todos os alunos do primeiro ciclo e pré-escolar uma aula dada, no laboratório, pela professora  Constantina à aluna Inácia.
    Esta é uma aula onde os alunos podem ver e realizar diversas experiências com a água e aí descobrir o que a compõe, quais as suas propriedades, funções e utilidades, entre outras coisas. Para além disso, ficarão sensibilizados para a necessidade urgente de preservar a água do nosso planeta, que é tão necessária e indispensável à vida na terra.
    No final, cada turma leva para sua sala de aula uma bola de terra, com sementes, que futuramente terá vida, isto se os alunos lhe derem água para que a magia possa acontecer. Vamos aguardar pelos resultados que serão aqui publicados.
      Deixo-vos alguns registos fotográficos da atividade, realizada com todas as turmas da EB de São Tiago, e de seguida tens alguns vídeos relacionados com este tema.
      Mais tarde serão publicadas as fotografias da atividade com as outras escolas.














                             

                             

                             

                             

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


                 A biblioteca deseja-te um bom regresso às aulas e um ano letivo cheio de coisas boas!

E porque ler é importante, aqui ficam algumas sugestões de leitura:
  

Título: O primeiro dia de escola
Autores: António Mota
Editora: Gailivro

Sinopse: Aproxima-se o primeiro dia de escola para a Inês. Ela anda irrequieta e ansiosa, e não pára de fazer perguntas. António, o irmão mais velho, diverte-se imenso com a situação e inventa respostas mirabolantes que a deixam ainda mais desconcertada.
                                                                                                            

Título: Odeio a Escola!
Editora: Livros Horizonte

Sinopse: Era uma vez uma menina Que não gostava de aprender. O seu nome era Ana Rita E queria ver a escola a arder. E por que não, se a professora é um sapo feio e a sala um buraco no chão? Quando na cantina lhe dão lesmas e cocó de coelho à refeição? Os amigos não ajudam nada - são na verdade um horror! Se o primeiro ano foi mau, o segundo foi bem pior. Será verdade, ou não? Se for, pobre coitada... "Um livro maravilhoso, que li de uma assentada!"




Título: Regresso à escola - uma rapariga rebelde
Editora: Oficina o Livro

Sinopse: A Rapariga Rebelde regressou à escola!
E desta vez quer portar-se bem. Mas alguém tem o plano de lhe dificultar a vida para que ela não se livre da fama que tem!
"Elizabeth estava emocionada. Aproximava-se o final das férias de Verão, e era tempo de pensar no regresso à escola. A Sra. Allen, sua mãe, andava ocupada a arranjar-lhe todas as coisas para levar, e a rapariga ajudava-a a fazer a mala grande. - Ó mamã, sinto-me tão feliz ao pensar que em breve vou voltar a ver as minhas amigas! - exclamou Elizabeth. - Que bom regressar ao Colégio de Whyteleaf. O semestre de Inverno vai ser muito divertido!"

quarta-feira, 12 de setembro de 2012