terça-feira, 30 de outubro de 2012

Escritora Manuela Costa Ribeiro encantou os alunos da EB de São Tiago

"Adorei conhecer a escritora Manuela Costa Ribeiro. Eu acho que a escritora tem muita imaginação, é muito encantadora,  bonita  e  muito  simpática.  As suas histórias encantam os meninos e esta escritora vai ficar no meu coração."   (Maria Miguel Reis - 4 ST)


"No dia 26 de outubro, no âmbito do I  Festival Literário de Castelo Branco, a escola de São Tiago recebeu a visita da escritora Manuela Costa Ribeiro. Em duas sessões diferentes, a escritora reuniu com todos os alunos, apresentou-se e contou uma história por ela escrita "Rosa e os feitiços do mar". Essa história, cheia de magia, encantou os presentes que estiveram muito atentos.
Após a história, seguiu-se uma conversa onde todos colocaram muitas questões à escritora, especialmente sobre a sua profissão, às quais respondeu de forma muito simpática.
Foi uma tarde diferente e interessante, ficando os alunos muito entusiasmados e ansiosos à espera de novas visitas."  (João Caldeira - 4 ST)


"No dia 26 de outubro, a autora do livro "Rosa e os feitiços do mar", Manuela Costa Ribeiro, veio à minha escola falar da sua obra.
A autora contou alguns segredos sobre as personagens da sua história. Alguns eram seus familiares e amigos, portanto da realidade, embora outros fossem do mundo da fantasia, como a Matsya e muitos deles, inspirados na sua infância, passada junto ao litoral, na Póvoa de Varzim, de onde a escritora é natural. Fiquei com muita vontade de ler este livro que deve ser muito interessante. Também falou da sua obra nova "O monstro dos agrafos", que está quase pronta e eu fiquei muito curioso e com vontade de a ler. Esta é a sua quarta obra, a seguir ao "Catitinha", "O cego do mar" e "Rosa e os feitiços do mar".
Foi a primeira vez que tive uma escritora, na minha escola e, por isso, foi um momento inesquecível. Gostaria muito que ela voltasse outra vez, para apresentar a sua nova obra." (Gonçalo Limede - 4 ST)


"No dia 26 de outubro, sexta-feira, a escritora Manuela Costa Ribeiro veio à escola de São Tiago falar-nos sobre um livro chamado "Rosa e os feitiços do mar". A escritora contou-nos as partes mais importantes do livro e falou-nos sobre a sua vida. Disse-nos, por exemplo, que já foi professora e também jornalista. Depois, fizemos-lhe várias perguntas para sabermos mais sobre o livro e sobre ela. No final, a escritora lançou-nos um desafio: desenhar uma raia com manchas de mel, bigodes de gato, cabeça de camaleão e crista de galo.
Na minha opinião, foi muito interessante conhecer esta escritora e ter ouvido uma história nova muito bonita."  (Miguel Valente - 4 ST)

...e o desafio proposto pela escritora Manuela deu origem a estas lindas raias...
















sexta-feira, 26 de outubro de 2012

HOJE NA EB DE SÃO TIAGO MANUELA COSTA RIBEIRO


Hoje, no âmbito do Festival Literário que está a 
decorrer na nossa cidade, vamos ter a escritora 
MANUELA COSTA RIBEIRO
na biblioteca da EB de São Tiago, pelas 14h 30m.


Manuela Costa Ribeiro «Nasceu em 1963 em Navais, Póvoa de Varzim.

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Foi professora de Português e Francês na Escola Secundária Eça de Queirós, trabalhou como jornalista na SOPETE Rádio Mar e como correspondente no jornal Público.
Desde 1995 está ligada ao Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, sendo responsável pela organização do evento literário Correntes d’ Escritas e de outras iniciativas culturais.
Co-coordenadora da Revista Correntes d’ Escritas.
Publicou o seu primeiro livro, “Cego do Maio Anjo da Salvação”, na meiosdarte, em 2005.» 


"Rosa e os feitiços do mar" é um dos seus livros que vale a pena ler.





segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Turma do 4º ano (7 ST) da EB de São Tiago escreve sobre o tema "Família"!


 A minha Família




A minha família é bela.
Ela é grande e amorosa.
Com ela eu posso cantar,
Rir brincar e chorar!

A minha família está espalhada,
Assim como as flores que nascem.
Elas embelezam o caminho,
Da minha longa vida!

Com meus pais gosto de estar;
Os meus tios vou visitar;
Com os meus avós vou brincar
E com os meus primos passear!

        Rodrigo José – 4º ano – 7ST

domingo, 21 de outubro de 2012

Os nossos pequenos poetas foram buscar a sua inspiração numa boa alimentação!

Os alunos do 4º ano (7 ST), da professora Maria José, trataram o tema da alimentação em sala de aula e escreveram estes lindos poemas sobre o tema.



Na alimentação
Cuidados devemos ter!
Os vegetais, a fruta e o pão
São alimentos saudáveis que devemos comer!
                             Carlota – 4º ano – 7ST



A comida é importante,
Sem ela não vivemos!
Com a Roda dos Alimentos
Mais saudáveis seremos!

A alimentação saudável
Faz-nos crescer e fortalecer
E faz bem aos ossos!
Mas guloseimas não devemos comer!
         Rodrigo José – 4º ano – 7ST


Um dia fomos de pijama
Para a escola.
Foi uma diversão
Até mais não!

Tomamos cá o pequeno-almoço.
Serviram-nos imensas coisas,
Foi tudo um alvoroço
E tiveram de lavar as loiças!
   Mª Miguel – 4º ano – 7ST

Os alimentos crus
são bons e fazem bem!
Os alimentos cozidos
são gostosos!
Os alimentos grelhados
São os mais saborosos!

Na Roda dos alimentos
podemos ver
quais e quanto
de cada alimento podemos comer!

A mãe é boa cozinheira
e a comida que ela faz
é saudável
e sabe sempre bem!
     Pedro – 4º ano – 7ST

Durante a minha vida,
Uma alimentação saudável devo ter!
Para isso os melhores alimentos,
Devo sempre escolher!
              Manuel – 4º ano – 7ST

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 de outubro


Este ano o "Dia da Alimentação" 
é dedicado às cooperativas agrícolas


Dia Mundial da Alimentação é dedicado às cooperativas agrícolas (Tânia Rêgo/Abr)












"A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dedica este ano às cooperativas agrícolas de todo o mundo o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro pela 30.ª vez.
O tema “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo” foi escolhido "para destacar como as cooperativas e organizações de produtores agrícolas ajudam concretamente e de múltiplas formas a garantir a segurança alimentar, a criação de emprego e aliviar as pessoas da pobreza", escreve o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, na sua mensagem sobre a data." (Agência Lusa) retirado de: http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2012/10/
dia-da-alimentacao-e-dedicado-as-cooperativas-agricolas

Podes consultar também este site:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/alimentacao+2012.htm

Para refletir:


Sabes que através das histórias também podes aprender a fazer uma alimentação saudável!


Aqui ficam algumas sugestões:


"O dia em que a barriga rebentou" 

de José Fanha














'O dia em que a barriga rebentou' é um livro de histórias para os mais pequeninos. Escrito por José Fanha, pretende ensinar aos mais novos o que deve ser uma alimentação equilibrada, o que nos faz bem e mal e os hábitos que devemos seguir.

Come a Sopa, Marta! de Marta Torrão







Excerto
Uma história para meninas e meninos que não gostam de sopa.
Todas as noites a Marta se sentava para comer e todas as noites ouvia a mãe dizer: - É para comer tudo até ao fim! E ali ficava a olhar para toda aquela imensa papa verde, a tentar descobrir a melhor maneira de comer sem que o cheiro lhe chegasse ao nariz.

A Surpresa de Handa de Eileen Browne
Excerto
A Handa mete no cesto sete frutas deliciosas para fazer uma surpresa à sua amiga Akeyo. Mas no caminho a Handa passa por muitos animais, e as frutas têm um ar muito convidativo…
Quando chega junto da amiga e poisa o cesto, quem tem uma grande surpresa é a Handa!




Vai realizar-se em Castelo Branco o 1.º Festival Literário 

A 1.ª edição do Festival Literário de Castelo Branco decorrerá de 24 a 26 de outubro. A produção executiva do Festival está a cargo da Booktailors — Consultores Editoriais.
"O Festival Literário de Castelo Branco tem como principal objetivo promover o contacto do público mais jovem com as letras e os autores. Durante os três dias do Festival, muitos autores e ilustradores visitarão as escolas do concelho, promovendo a leitura e a cultura portuguesas ao longo de 13 sessões, a decorrer de manhã e à tarde no Agrupamento Afonso de Paiva, no Agrupamento Cidade de Castelo Branco, no Agrupamento Faria de Vasconcelos, no Agrupamento João Roiz, no Agrupamento José Sanches, na Escola Secundária Amato Lusitano e na Escola Secundária Nun’Alvares." (Cultura Vibra - Castelo Branco)


Os escritores que vêm à nossa escola para o 1º ciclo, são: Adélia Carvalho, Ana Maria Magalhães e Lopes Marcelo. A sessão decorre, no dia 26 de outubro, no auditório da EB Afonso de Paiva, das 10h 30 min. às 11h 45min..

Aqui ficam algumas informações acerca dos mesmos:

                         ADÉLIA DE CARVALHO


Adélia Carvalho nasceu em Penafiel, cidade do distrito do Porto. 
É licenciada em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação do Porto. Tem leccionado em diversas escolas, onde promoveu sempre encontros com escritores e ilustradores, tais como Manuel António Pina, Álvaro Magalhães, José António Gomes, André Letria, Gémeo Luís ou Elsa Lé.
Conta e escreve histórias para os mais novos. 

                                                          ANA MARIA MAGALHÃES

                                
É uma escritora portuguesa, principalmente direccionada para a literatura infanto-juvenil.
É principalmente conhecida por ter escrito a colecção Uma Aventura, em dupla com Isabel Alçada, ex-Ministra da Educação. Conheceu Isabel em Outubro de 1976, no primeiro dia do ano lectivo, na sala de professores da Escola Básica Fernando Pessoa, em Lisboa. Ambas docentes de Língua Portuguesa nessa escola, publicaram o primeiro livro da saga em 1982, Uma Aventura na Cidade. O número mais recente foi escrito e publicado em 2010.

                                   LOPES MARCELO

Manuel Martins Lopes Marcelo nasceu a 15 de junho de 1949, em Aranhas, concelho de Penamacor. Frequentou o 1º ciclo em Aranhas, freguesia do concelho de Penamacor. Completou o ensino secundário no Liceu Nuno Álvares, em Castelo Branco. Entre 1968 e 1974, frequentou o Instituto Superior de Economia, de Castelo Branco, licenciando-se em Economia.
Publicou diversos artigos e livros demonstrando que o seu percurso de vida e a sua produção literária provam que é o território da Beira Baixa, onde reside a sua matriz cultural, que procura revisitar, aprofundar e divulgar e valorizar.

sábado, 13 de outubro de 2012

Trabalhos sobre a atividade de animação de leitura alusiva ao "Dia Nacional da Água"


O 3º ano (4 ST), da professora Carmo Marques, realizou alguns trabalhos após ter assistido à atividade de animação de leitura sobre o "Dia Nacional da Água".

Aqui estão alguns desses trabalhos:


"Eu desenhei a biblioteca que tinha um laboratório a fingir. Nós descobrimos muitas coisas sobre a água e também participámos. Foi fantástico! A peruca que a professora Madalena estava a usar era muito engraçada e a professora Gregória disfarçou-se de aluna e fazia muitas perguntas.
Nós provámos água com cloreto de sódio. E ainda fizemos mais coisas interessantes, mas também adorei ver os micróbios no microscópio." Ana Rita



"Estivemos a ver o teatro das senhoras professoras Madalena e Gregória, na biblioteca. Aprendemos que a água não tem cheiro, não tem cor e não tem sabor. Vimos experiências e foi engraçado. Aprendemos, também, que a água não se deve desperdiçar." Renata


 

"Aprendemos que sem água não há vida. A água pura tem três caraterísticas: incolor, inodora e insípida. Podemos encontrar água em nascentes, rios, ribeiras, lagos, lagoas e oceanos. 75% do nosso corpo é constituído por água." 


"Hoje é o "Dia Nacional da Água! Fomos à biblioteca e ouvimos muita informação sobre a água. Aprendemos que é preciso reduzir o consumo de água para melhorar o ambiente. Também, tivemos oportunidade de espreitar pelo microscópio e ver as bactérias que estragam a água." Nelson Afonso
 

"Eu desenhei a nossa ida à biblioteca fazer experiências com a água. Foi muito divertido especialmente quando provámos água salgada. As professoras Madalena e Gregória fizeram um ótimo trabalho. Eu achei que o teatro estava muito bem preparado e gostei muito da biblioteca que parecia um laboratório." Carolina Araújo


"Os meios de transporte aquáticos precisam de água para circularem, para deslocar pessoas e enviar mensagens. Podemos utilizar o poço para regar as plantas. Na biblioteca vi os bichos que estão na água poluída e que provocam doenças. Gostei de ver a experiência da água a ferver e a fazer vapor que batia num vidro e se transformava novamente em água líquida." Eduardo Mesquita


 

"Hoje gostei muito de ir à biblioteca ver o teatro que as professoras Madalena e Gregória fizeram. Era sobre a água, porque era o "Dia Nacional da Água". Explicaram que a água é incolor (não tem cor), é inodora (não tem cheiro) e é insípida (não tem sabor). E no final, vimos as bactérias da água no microscópio." Ricardo Outão


"Quando as nuvens estão cheias começam a cair gotinhas de água. Quando a água se evapora vai para o céu formar as nuvens. Podemos encontrar água nos rios que desaguam no mar., nas barragens, rios, lagoas, mares e oceanos.


 "A água pode apresentar-se no estado sólido, líquido ou gasoso. Quando atinge a temperatura de 100 graus, passa a estado gasoso e quando a temperatura diminui, volta a passar ao estado líquido. A água a ferver pode ser muito perigosa, pois pode atingir temperaturas muito altas. Quando a temperatura baixa abaixo dos 0 graus, transforma-se em gelo." João Caldeira

"Eu e a minha turma fomos à biblioteca ouvir uma história sobre o "Dia Nacional da Água". E foi muito divertido e engraçado.
Nós também fomos ver os micróbios num microscópio. A professora Madalena contou a história e a professora Gregória fez de aluna. Fizemos uma experiência com água e sal." Gonçalo Correia