quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CONCURSO "Joe Carrot"

Realizou-se, hoje, na nossa biblioteca, o concurso de leitura "Joe Carrot" em parceria com a Porto Editora.
Os alunos do 4º ano, da EB de São Tiago, tiveram 15 dias para ler a obra "Um minuto para a meia noite" da coleção "Joe Carrot" e depois tiveram que responder a um “quiz” sobre a mesma.

 Os vencedores foram: 
1º lugar 
Ana Rita Quelhas
2º lugar 
Carlota Moreira
3º lugar 
Francisca Djacabi
Prémio de honra 
Leo 
(Este prémio foi atribuído à Leo porque é uma aluna de nacionalidade chinesa que está aprender a nossa  língua, mas que apesar disso, leu o livro e conseguiu realizar a prova toda.)

Parabéns a todos os participantes, especialmente aos vencedores!


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Hoje foi "Dia de São Martinho" na nossa escola

    Hoje, realizou-se na nossa escola o magusto em comemoração ao "Dia de São Martinho". A meio da manhã fomos todos para a rua comer as castanhas que as nossas auxiliares nos prepararam com muito carinho. Para elas o nosso obrigada. 
   Algumas turmas foram à biblioteca ouvir a lenda de São Martinho e a história da Maria Castanha ficando assim alertados para o sentido de partilha e amizade cada vez mais necessário nos dias que correm. 
   Nas salas de aula, os alunos desenvolveram diversas atividades relacionadas com esta lenda.
  Foi um dia bem passado e apesar do frio, mais uma vez se comprovou o "Verão de São Martinho", pois tivemos um sol radioso.

  Fica aqui: o registo fotográfico do magusto, a lenda de São Martinho, a história da Maria Castanha e ainda algumas canções alusivas ao tema.









    Quem foi São Martinho?

      "São Martinho era filho de um soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, Panónia (atual Hungria), em 316. Aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que se estão a preparar para receber o batismo). Aos 15 anos de idade, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália (região na atual França). Aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares.
      Foi nessa época que ocorreu o famoso episódio do manto. Um dia um mendigo que estava cheio de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte.  De imediato surgiu um sol radioso enviando calor para a terra, é o chamado "Verão de Martinho".        
     Durante a noite Jesus apareceu-lhe em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio.
      Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria o exército para se dedicar à religião." (Wikipédia)
       
     
 A lenda

                                                          A história da "Maria Castanha"

                                                               Canção "São Martinho"
           

“Há festa na escola”
(Música Apita ao Comboio)

Caem as castanhas
Lá no castanheiro
Corro a apanhá-las
Não gasto dinheiro
Refrão
Castanhas quentinhas
Que boas que são
Cuidado meninos
Não queimem a mão
Refrão
Olha o São Martinho
De sol a espreitar
Uma fogueirinha
Toca a festejar
Refrão
Que lindas que são
Ao lume estalar
Vamos lá meninos
Vamos lá provar
Refrão
Há festa na escola
Vamos lá cantar
Assar as castanhas
E depois brincar



Apresentação Lenda S. Martinho

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PSP promove sessão sobre "Segurança"


      Realizou-se, no dia 9 de novembro, na nossa escola, uma sessão sobre "Segurança", promovida pela Polícia de Segurança Pública - PSP (força de segurança portuguesa com missões de defesa democrática, de garantia da segurança interna e de defesa dos direitos dos cidadãos).
      Os alunos foram alertados para os perigos e ficaram a conhecer os cuidados que devem ter em casa, na escola e na rua para poderem viver em segurança.  


Os alunos do 2º ano (3 ST) escreveram algumas frases sobre esta atividade:

"Os polícias vieram à nossa escola e eu aprendi que não devemos brincar o número telefónico 112 e se estivermos sozinhos em casa não devemos abrir as portas a pessoas estranhas."  Rúben

"Quando estamos em perigo devemos ligar para o 112." João Santos

"Eu aprendi que não devo mexer em utensílios perigosos como facas ou armas." Beatriz Silva

"O Srº Polícia alertou-nos para o perigo que está sempre à espreita e que não devemos mexer nas fichas de eletricidade." Mariana

"Quando há um incêndio devemos telefonar para o 112." Elisabete


"Só devemos passar nas passadeiras quando sinal para peões está verde." Rafael


"Aprendi que para passar nas passadeiras, também, tenho que olhar para os dois lados e que quando a bola vai para a estrada não devo correr atrás dela."