EB São Tiago





Escola Básica de São Tiago
R. António Sérgio, 12
6000-152 Castelo Branco
Tel: 272347757 
Fax: 272347757


  



Visita de Estudo às ETAS

No dia 18 de fevereiro, os alunos dos 4ºs anos de S. Tiago e Sarzedas, fizeram uma Visita de Estudo à ETA da Barragem da Marateca e à ETAR Norte de Castelo Branco.
            Na 1ª visita ficámos a saber como se faz o tratamento da água desde que é extraída da Barragem, até chegar às nossas casas.
            Na 2ª visita aprendemos que a água dos esgotos das localidades do concelho de Castelo Branco vêm com muito lixo sólido impróprio, o que dificulta, demora e encarece o seu tratamento.
            Ficámos também a saber como se faz o tratamento da água, sem a utilização de produtos químicos, apenas pelo processo da oxigenação e que no final ela regressa ao rio, já limpa.
            As lamas resultantes da ETA vão para um aterro próprio, pois elas contêm produtos tóxicos e não podem estar à superfície, para não contaminarem os solos (terrenos). As que resultam da ETAR Norte são secas e de seguida seguem para uma empresa, que as transforma em adubos agrícolas.
        Foi uma manhã muito interessante e muito bem passada, pois adquirimos conhecimentos que nos irão fazer mudar o nosso modo de utilizar a água e os esgotos, principalmente os domésticos.
            Gostaríamos de repetir esta visita, principalmente à ETAR nova, porque já tem tecnologia mais moderna.
Os alunos da turma 7 ST (4º ano)

Aqui ficam os registos fotográficos











Turma 7 ST participa no projeto REALCE


     No passado dia 22 de fevereiro (sexta-feira) a turma 7 ST (4º ano) da EB de São Tiago esteve no Agrupamento de Escolas João Roiz, para participar nas atividades de intercâmbio no âmbito do projeto "REALCE" (Rede Educativa de Extremadura, Alentejo e Centro).
     O projeto "REALCE" é um projeto promovido pelo Comité de Gestão do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POPTEC). Estas Redes têm um objetivo fundamental: a criação de uma comunidade educativa de estabelecimentos de ensino básico e secundário nas três regiões envolvidas no projeto.

     Logo pela manhã deu-se a sessão de abertura, no auditório da sede do Agrupamento de Escolas João Roiz, com a presença do Drº José Alberto Duarte (Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares), do Srº Joaquim Morão (Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco), da Drª Pilar Pérez (Delegada Provincial de Educación de Cáceres), do Drº Carlos Almeida (Diretor do Agrupamento de Escolas João Roiz) da Drª Cristina Oliveira (Delegada Regional de Educação do Centro), da Drª Zélia Magueijo (Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva) e do Drº Jerónimo Barroso (Diretor do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco).
     Seguiu-se um momento cultural com a Opereta “Os Planetas” pelos alunos do 4º C do Agrupamento de Escolas João Roiz e com a apresentação da canção “Marcha dos Santos Populares” pelos professores das A.E.C.s e pelos alunos do 4º ano da EB de São Tiago.
     A finalizar a manhã tivemos a presença do mágico Mário Daniel que nos ofereceu um magnífico momento de magia.
     De tarde, os alunos participantes de cada agrupamento acompanharam um grupo de alunos espanhóis a diversos locais da nossa cidade. A AE João Roiz acompanhou o grupo da CEIP Santíssimo Cristo De La Cañada ao Museu Cargaleiro, a AE Cidade de Castelo Branco acompanhou o grupo do CEIP Mª Ángeles Ballesteros ao Centro de Interpretação Ambiental e a nossa escola levou os seus parceiros, o grupo de CEIP Miguel Primo De Rivera, ao Museu Tavares Proença Júnior.
     Por fim, deu-se a concentração no Jardim da Cidade para nos despedirmos dos “nuestros hermanos españoles”, ficando já marcado o encontro para o dia 8 de março, desta vez com a nossa deslocação a Espanha.
     Poderás ver todas as fotografias na página de Facebook do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.


O grupo: turma 7 ST da EB de São Tiago e turma do CEIP Miguel Primo De Rivera



--------------------Ano letivo 2011/2012--------------------


Atividade da ESE

No dia 11 de junho de 2012,  fomos à escola Afonso de Paiva fazer algumas experiências com as estagiárias da Escola Superior de Educação.
Fomos divididos em grupos e assim um ficou a saber como é o linho, como se extrai do interior do caule da planta, como se trabalha e por fim para que serve. Fez um trabalho, que eram marcadores e em que se utilizou fio de linho.
Outro grupo ficou a saber como se extrai o açúcar da cana-de-açúcar, através do engenho do açúcar. De seguida fez-se tintas naturais com açúcar e pintou-se um trabalho a gosto.
O terceiro grupo viu como se pode tingir a lã que é utilizada na confeção de vestuário. Fez um preparado com folhas de eucalipto e de cebola e de seguida tingiu fios de lã. Também fez tintas naturais e pintaram também um trabalho a gosto.
O quarto grupo ficou a saber como é que os antigos fabricavam sabão natural. Também os seus elementos fizeram o mesmo utilizando cinza e óleo.
No final, cada grupo fez jogos sobre o que tinham aprendido, para se saber se tinham percebido tudo.
Foi uma atividade muito interessante! Todos gostaram e gostaríamos de repetir para o ano.
                  3º Ano -7ST









O Dia da Criança

Este ano, o dia da criança festejou-se sexta-feira, como de costume no dia 1 de junho.
             É um dia diferente dos outros porque as crianças fazem coisas diferentes e algumas recebem um presente.
            Neste dia logo pela manhã, fui com a minha professora e os meus colegas ver uma feira que se chama “Feira dos Sabores”, onde havia muitas exposições com produtos alimentares da nossa região, como por exemplo: azeite, mel, vinho, enchidos (chouriço, morcela, farinheira, bucho), bolinhos regionais e cerejas. Os expositores deram-nos a provar alguns destes alimentos.
Ainda brincamos muito divertidos, nos insufláveis.
           Ao pé destes havia algumas tendas com atividades. Numa delas fizemos com umas placas de mel e um pavio branco, umas velas. Noutra fizemos bolinhos com forminhas com feitios, numa massa que uma senhora esticou e depois colocou-os no forno.
Ainda fomos a outra tenda ver duas raças de ovelhas. Uma era a raça branca e outra era a preta.
No fim de tudo regressamos à escola, mas entretanto fomos buscar os bolinhos que já estavam cozidos.
        A seguir ao primeiro intervalo da tarde, a nossa professora fez-nos uma surpresa e fomos todos comer um gelado. Quando terminamos de o comer ainda fomos todos brincar para um parque.
Regressamos à nossa escola, mesmo a tempo do toque da saída.
       Quando cheguei a casa, os meus pais deram-me um livro do Gerónimo Stilton, por ser um dia especial.
        Gostei muito deste dia porque foi muito divertido e por ter aprendido coisas novas!

                                                                                  Manuel Duarte - 3º ano – 7ST










A confeção das sopas na EB de São Tiago.
Turma do 3º ano (7 ST) 
cortou a cenoura e os alhos para a sopa italiana, a "Ribolita".








SuperTmatik - cálculo mental

A campeã, Inês Catanas e o vice-campeão, Manuel Duarte, do 3º ano (7 ST) já participaram no campeonato nacional, on-line. Agora, vamos aguardar os resultados e esperar que alcancem um bom lugar.



Ainda sobre o "Dia da Mãe"

A nossa querida assistente operacional, Fernanda, felicitou todas as professoras da nossa escola, sim porque as professoras também são mães, com um lindo poema escrito numa linda flor, que é o que todas as mães são, lindas flores! Obrigada D. Fernanda!





3º ano (7 ST) realiza atelier sobre o "Dia da Mãe". 
Muito trabalho, imaginação e carinho à mistura para celebrar e presentear as mães neste dia tão especial. Desejamos a todas mães, um FELIZ DIA DA MÃE.





EDUCAÇÃO FINANCEIRA


“No dia 18 de abril fomos à Biblioteca Municipal ver uma Exposição sobre Educação Financeira.
Quando entrámos fomos para uma sala, onde vimos um filme sobre como antigamente se fazia a troca dos produtos. Hoje em dia é diferente, não se fazem trocas, utiliza-se o dinheiro para comprar e vender. Foi muito engraçado e real.
A seguir ao filme, fomos fazer um jogo sobre trocas de artigos. Havia um painel para sabermos o que tínhamos de trocar. Um alimento era equivalente a dois ou mais de outros alimentos. Assim fomos fazendo trocas com o que necessitávamos.
Ainda fizemos outro jogo em que utilizámos o dinheiro que era “educas” e “centucas” para comprar e vender os alimentos. No fim, o senhor deu-nos um documento para preenchermos com os 11 educas, que conseguimos juntar e fomos depositá-los ao Banco. Depois de assinado e carimbado, o impresso foi trocado por dois autocolantes, um livro de banda desenhada, um cartão com um alimento, um livro de charadas, um bloco e um lápis.
Finalmente regressámos à escola muito satisfeitos, porque a visita foi muito interessante.”
                                                                                         Os alunos do 3º ano (7ST) da EB de São Tiago




Visita de estudo ao CIA (Centro de Interpretação Ambiental)

      Os alunos e a professora Mª José, do 3º Ano, da turma 7ST, deslocaram-se dia 6 de março ao CIA – Centro de Interpretação Ambiental.
      Assim que chegámos assistimos a um filme sobre a Cegonha-Preta e ficámos a saber que a maior parte do seu revestimento é constituído por penas pretas, que tem uma coloração esverdeada à volta do pescoço e o peito é branco; tem patas e bico de cor alaranjada; o seu habitat está localizado nas margens do rio Tejo; tem dois ou três filhos por ano e às vezes só um; alimenta-se de crustáceos, anfíbios e peixes e que é uma ave migratória. Ficámos a saber ainda que é uma ave em extinção, devido aos incêndios que destoem o seu habitat e à poluição dos rios que faz com que o seu alimento diminua.
      Fomos a uma sala com ecrãs táteis, que ao tocarmos nos deram informações sobre diferentes animais, plantas e rios da nossa região. Também vimos um mapa, onde carregámos num botão e apareceu um carro que foi para diferentes freguesias do nosso concelho e entretanto apareceram fotografias com os pontos mais interessantes de cada localidade. No chão da sala havia um rio virtual com peixes, onde pudemos andar. Foi muito engraçado, porque se andássemos depressa os peixes não sabiam em que direção tinham de ir, mas se andássemos devagar, eles formavam um cardume e vinham atrás de nós.
      Entretanto passámos para outra sala onde o rio Tejo estava projetado, numa das paredes maiores. Cada um de nós sentou-se numa canoa e remou segundo as ordens que iam aparecendo. Virando para a direita ou para a esquerda, iam aparecendo diferentes seres vivos que vivem neste meio ambiente e ao mesmo tempo uma explicação sobre as suas características.
     Terminada a visita regressámos à escola muito contentes, porque relembrámos algumas coisas sobre as plantas e os animais, que tínhamos aprendido em Estudo do Meio.

Turma do 3º ano (7 ST)





TURMA 2ST PROMOVE RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

      Ainda no decorrer da "Semana dos Afetos", a turma do 4º ano (2 ST) desenvolveu uma atividade promovendo a relação escola-família. Tendo os alunos manifestado muitos afetos pelos seus avós, estes foram convidados a vir à escola realizar diversas atividades com os seus netos.
     Neste dia, houve uma troca mútua de experiências em que duas gerações se juntaram para se divertirem com os jogos dos seus tempos.
     Houve ainda uma troca de mensagens de avós para netos e vice-versa.
     Este momento terminou com um lanche, bolo e chá feito pelos alunos.    
     Foi um dia muito divertido, avós e netos gostaram muito e riram-se como há muito não riam!








Turma da professora Lurdes, 5 ST - 2º ano
comemora "Semana dos Afetos" com escrita criativa e ilustração




Comemoração da Semana dos Afetos - Dia dos Namorados

“Hoje, nós, os alunos do 3º ano e a Profª Mª José, fizemos uma atividade sobre o Dia dos Namorados.
Começamos por escrever as qualidades dos nossos colegas secretos, numa folha, em segredo.
Entretanto a nossa professora fez um cartaz com uns corações vermelhos, que foram recortados por nós e de seguida colados, como se fossem umas bolsas.
Depois os aspetos positivos de cada um de nós foram escritos noutro coração e a professora fez com ele um rolinho e colocou-o dentro das bolsinhas.
Finalmente, cada aluno foi buscar a sua mensagem e leu o que os colegas tinham dito sobre si.
Foi uma atividade muito engraçada, uma vez que descobrimos que os amigos afinal conhecem-se, porque as qualidades foram confirmadas pelos próprios alunos!
No final da manhã fomos ao IPJ ver uma história “O Sapo Apaixonado”. É uma história que nos ensina que o Amor (Amizade) não tem barreiras. Devemos gostar das pessoas como elas são e não pela cor, religião ou raça que têm.
No fim fizemos um desenho ou um postal, para oferecer a um amigo.
Foi uma manhã muito interessante!
Aprendemos que é muito importante ter amigos e que a Amizade é o primeiro sentimento que todos nós sentimos, em relação aos nossos conhecimentos!”
Os alunos da turma do 3º ano – 7 ST





À DESCOBERTA DO NOSSO PATRIMÓNIO LOCAL
(ver fotos a seguir ao texto)
No seguimento do programa “À Descoberta do Património Local”, sexta-feira dia 13 de janeiro, os alunos das duas turmas do 3º Ano da E.B. de São Tiago fizeram uma visita de estudo ao Castelo e à zona envolvente.
          "Do cimo da Torre admirámos toda a bela paisagem que é possível observar e até algumas aldeias que estão mais próximo da nossa cidade.
         Descemos pelo miradouro e embrenhámo-nos pelas ruas do Castelo onde vimos as ruas com nomes das profissões antigas e de pessoas ilustres, “Rua dos Oleiros, Rua dos Peleteiros, Rua dos Ferreiros, Avenida Afonso de Paiva, Rua Amato Lusitano, . . .”, fomos ao Cruzeiro de S. João e regressámos à escola pela Rua de Santa Maria, onde vimos a última Muralha que foi restaurada.
         Foi uma manhã muito bem passada, pois pudemos verificar que Castelo Branco tem muitos vestígios do passado e que estão bem preservados."
Os alunos do 3º ano







A EB de São Tiago foi ao teatro!

Hoje, dia 20 de janeiro os alunos foram à EB Afonso de Paiva assistir à peça de teatro "Os músicos de Bremen" dos Irmãos Grimm, representada pelos alunos do curso "Animação Sóciocultural" da ETEPA.






EB de São Tiago cantou as "Janeiras" na escola sede

      As Janeiras, “cantar as Janeiras” ou "cantar os Reis" é uma tradição portuguesa que consiste no cantar de músicas, pelas ruas, por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Tipicamente, ocorrem em janeiro, começando no dia 1 e estendem-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania.
      Os alunos e professoras da EB de São Tiago, em conjunto com os professores das AEC’s, deslocaram-se à EB Afonso de Paiva para cantar as Janeiras, sendo recebidos por professores, alunos, assistentes operacionais e direção do agrupamento. Foi um momento de alegria em que os alunos cantaram e encantaram os presentes e como não havia sobras do Natal, os alunos foram presenteados com  bombons.

















 O Atelier de Natal da turma 8 ST

Hoje, dia 17 de dezembro, um menino, do 3º ano (8 ST), veio à biblioteca entregar-me um postal de Boas Festas. Fiquei muito comovida pelo gesto e dirigi-me à sala para agradecer a todos por se terem lembrado de mim. Fiquei espantada com o que vi! Uma sala cheia de emoções, criatividade e imaginação. Aquilo a que eu chamo um verdadeiro atelier de Natal, vivendo o ambiente a que esta época convida. Os meninos, uns nem levantavam a cabeça do que estavam a fazer e outros quiseram, entusiasmados, mostrar tudo o que fizeram. Parabéns professora Maria José.
Não pude deixar de partilhar!                                                                                       Gregória Prata












O Milagre das Rosas aconteceu na EB de São Tiago



No dia 30 de novembro, a turma do 4º ano (2 ST) representou a lenda do “Milagre das Rosas”, tema inserido nos conteúdos programáticos da área de estudo do meio. Os seus protagonistas formam: Ema Roque (Rainha Isabel), Lucas Afonso (D. Dinis) e João Gonçalves (D. Afonso III). Conta a lenda que, “(…) D. Isabel, a mulher de D. Dinis, ocupava todo o tempo que tinha a fazer bem a quantos a rodeavam, visitando e tratando doentes e distribuindo esmolas pelos pobres.
O rei, que tinha muito mau génio apesar de ser também bondoso, se irritou por ver a rainha sempre misturada com mendigos, e proibiu-a de dar mais esmolas.
Certo dia, viu-a sair do palácio às escondidas, foi atrás dela e perguntou-lhe o que levava escondido por baixo do manto. Era pão para distribuir pelos pobres. Mas ela, aflita por ter desobedecido ao rei, disse:
- São rosas, Senhor!
- Rosas? Rosas em janeiro? - duvidou ele - Deixai-me ver!
De olhos baixos, a rainha Santa Isabel abriu o regaço e o pão tinha-se transformado em rosas, tão lindas como jamais se viu.”
Foi um teatro muito giro e o momento mais esperado foi ver a rainha D. Isabel a mostrar as rosas.
Todos aplaudiram com entusiasmo!

Paula Matos e Ema  Roque  (4º ano - 2 ST)



Festa de finalistas do 4º ano - 22 de Junho
Teatro "Leandro, rei da Helíria"





A NOSSA EXPOSIÇÃO







Clube dos pequenos cientistas (2º ano - 8 ST)



Poesia sobre a árvore

Que segredos guardam as árvores?
Não conseguem imaginar
A pequenada do 2º ano, 8ST
Numa suave poesia
Os irá revelar, e a todos encantar
 As árvores são o pulmão do planeta.
Há que as proteger e respeitar
São autênticas escolas de música
Com o grande chilrear
Os seus longos ramos dançam
Ao som de melodias
Os ninhos são caixinhas de música todos os dias
As árvores dormem sob um mar de estrelas
São o palco do romantismo
Com todo o seu exotismo
De dia um enorme guarda-sol
Protegendo-nos do escaldante sol
À noite guardam segredos
Dos eternos namorados

Poesia colectiva do 2º ano
(8ST) da EB de São Tiago



Rostos simétricos do 2º ano (8 ST)
actividade orientada pela professora Rosa Rato






Artes Plásticas na sala do 2º ano (8 ST), da professora Rosa Rato.
A partir de uma colagem de revista, os alunos criaram lindas ilustrações.




DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
       No dia 1 de Junho de 2011, comemorou-se o "Dia da Criança" na nossa escola. A organização esteve a cargo da professora Elisa e todas as professoras e assistentes operacionais se empenharam para que este dia fosse perfeito para as nossas crianças.

"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." Oscar Wilde
Uma escola a tornar crianças felizes!





Ler a República

Na Escola Básica de São Tiago “a República”, encarnada pela professora Cecília, leu aos alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, um belo texto, da sua autoria, sobre a queda da Monarquia e a Implantação da República.
A encenação de toda esta actividade, que encerrou com o cantar do hino nacional, veio fechar um ciclo de trabalho sobre a comemoração do centenário da República.
Professora Elisa Correia

Registos fotográficos



Visita à exposição de fotografia “Operações Especiais”

“No dia 18 de Maio, fomos ver uma exposição de fotografia do artista Jorge Molder, que se chama “Operações Especiais”. Quando chegámos, entrámos numa sala onde havia retratos de partes de filmes que o artista achou interessante fotografar. Depois de observarmos os retratos da sala “Não tem que me contar seja o que for”, falámos sobre as ilusões que eles nos causaram. Todos eram a preto e branco e de filmes muito antigos. De seguida, fomos para outra sala que se chamava “Condição Humana”, onde havia retratos do artista com as mãos em diferentes posições e eram coloridos. Passámos para a sala que se chamava “Desconhecimento Imediato”. Tinha quadros com caras desfocadas, onde não se conseguia saber de quem eram os retratos. Por fim, na sala “Pinóquio” fomos ver retratos de esculturas, do corpo, das mãos e da cabeça de Jorge Molder, feitas em gesso. Regressámos à primeira sala, onde fizemos exercícios em grupo com as nossas mãos e o nosso corpo para transmitirmos mensagens.Finalmente, regressámos à escola, muito felizes porque foi uma manhã onde aprendemos que devemos saber observar e que não é só com a boca que comunicamos.”                                        Manuel Coelho Duarte – 2º ano (7 ST) da EB de São Tiago

Registos fotográficos



 EDP ensina eficiência energética

Castelo Branco foi uma das 14 cidades  a ser visitada pelo camião "A Tua Energia", uma iniciativa da EDP para dar aulas de eficiência energética a alunos das escolas do 1.º ciclo e a turma do 4º ano (3 ST), da Professora Sanches, esteve presente. A Beatriz Clemente deixa-nos, aqui, a sua notícia.

"No dia 12 de Maio fomos visitar o camião da energia, onde encontramos dois senhores, a Energia e o Faísca. Eles disseram-nos que a energia é muito importante e que devemos poupá-la. Falaram-nos de alguns cuidados a ter para a pouparmos, tais como, tomar duche rápido, desligar a água quando estamos a lavar o cabelo, desligar a TV, não a deixando em stand-by, devemos desligar as luzes quando já não necessitamos delas. Devemos escolher electrodomésticos que tenham a letra A porque gastam menos energia, etc.. No final, rodamos uma roleta onde nos saíram prémios. A mim saiu-me um estojo da EDP."




FOTOPAPER


No dia 4 de Maio, a turma do 2º ano (7 ST), da Professora Maria José, participou no fotopaper organizado na Escola Sede. Apesar de pequenos, conseguiram fazer o percurso quase até ao fim. A euforia foi muita, principalmente por parte das professoras acompanhantes que se sentiram umas verdadeiras alunas.






Acção de Sensibilização de Judo
com Nuno Delgado e Ana Hormigo
dia 4 de Maio no Pavilhão Municipal de C. Branco



      Almoço de Professores na EB de São Tiago
        Para terminar o 2º período e, acima de tudo, com o objectivo de promover o convívio entre os professores das várias Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, realizou-se este fantástico almoço que teve na sua ementa, como prato principal, a boa disposição.
        Estes momentos, também, são necessários numa época em que andamos todos a correr de um lado para o outro, sempre ocupados e preocupados com tudo o que tem acontecido. Há que parar e relaxar um pouco, conviver e dizer umas tolices. Faz falta.
        Obrigada Elisa, por esta iniciativa. Ficamos à espera da próxima.
  



"Gincana da Reciclagem" - 5 e 8 de Abril

Entre os dias 5 e 8 de Abril a EB de São Tiago participou na "Gincana da Reciclagem" promovida pela Valnor, no Fórum de Castelo Branco. Foi mais uma sensibilização para a necessidade de colocar nos ecopontos o "lixo" que ainda pode ser reciclado. 



Também foi aproveitado o momento para uma visita aos armazéns e secções do Pingo Doce, que acabou com a oferta de um lanche a todos os participantes.




Temos artistas!

      
Romain Fernandes - 3 ST                           Cátia Santos - 3 ST                       

A ORIGEM DOS NÚMEROS

As turmas, 3 ST da Professora Sanches (4º ano) e 4 ST da Professora Carmo (1º ano) assistiram a um filme sobre "A origem do número 1". Esta actividade foi promovida pelo grupo de estagiárias da sala 3 ST, da ESE de CB do Curso de Educação Básica e teve como objectivo mostrar aos alunos como apareceram os números. Por fim, os alunos do 4º ano fizeram um jogo, sobre a numeração egípcia, onde aplicaram o que aprenderam. 
 




Workshop de dança

No dia 28 de Março, no Cine-Teatro Avenida, a turma do 2º ano (7 ST) da Professora Maria José participou num workshop de dança contemporânea dinamizado por MARIA RADICH - Bailarina, coreógrafa, cantora e professora de dança. Estudou na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (Chapitô), na Escola Superior de Dança e no Forum Dança. Trabalhou em dança e teatro com vários criadores, entre os quais Diniz Sanchez, Mara Castilho, Tiago Guedes, Inês Jacques, Maria João Garcia, Aldara Bizarro, Miguel Moreira e João Garcia Miguel.
Foi uma manhã espectacular onde aprendemos a movimentar o corpo no espaço.
Relaxámos e divertimo-nos muito.







Sessão sobre "Segurança"

Realizou-se, nos dias 28 e 30 de Março, na nossa escola, uma sessão sobre "Segurança", promovida pela Polícia de Segurança Pública - PSP (força de segurança portuguesa com missões de defesa democrática, de garantia da segurança interna e de defesa dos direitos dos cidadãos).
Os alunos foram alertados para os perigos e ficaram a conhecer os cuidados que devem ter em casa e na rua para poderem viver em segurança. 






Artistas do 3º ano (2 ST)
(Trabalhos realizados no âmbito do conteúdo "Os Astros")




Carnaval 2011



O CARNAVAL DO ALFA

O Alfa ia ser mascarado.
O Alfa, na internet,
ia ser votado.

Pintámos,
colámos,
desenhámos,...

E como ficou lindo,
o nosso Alfa mascarado!
O Senhor fotógrafo
fotografou.
E a Senhora Coordenadora
enviou.
                                                Professora Carmo

Os Alfas da nossa escola







Um espectáculo de magia!
              No dia 17 de Fevereiro fomos ver um espectáculo de magia, no auditório da Escola Afonso de Paiva.
              O mágico Telmo Melo fez vários truques com: bolas, lenços, argolas, dinheiro, jornais e um livro de desenhos. Estes objectos apareciam e desapareciam como por magia. Vimos um filme mudo, a preto e branco, sobre a origem da magia e outro sobre a vida do mágico Telmo Melo.
              O auditório estava cheio de meninos muito entusiasmados e divertidos.
               Foi uma manhã espectacular.
Cátia e Milene do 4º ano
da Escola Básica de São Tiago




Os alunos do 4º ano (3 ST) da Escola Básica de São Tiago escreveram sobre o PNL e aqui está o resultado:

 -"Ajuda as crianças a melhorar a escrita e a imaginação." Samaritana
-"Aconselha os mais pequenos a gostarem de livros." Rubén
-"Ajuda os mais pequenos a fazer diversas actividades." Romain
-"Faz com que as crianças queiram comprar mais livros." João
-"Ajuda as crianças a desenvolver a sua criatividade." Cátia
-"Ajuda as crianças a aprender melhor." Cristiana
-"Faz com que as crianças leiam mais e melhor." Pedro
-"É um plano que aconselha as crianças de todas as idades a desenvolver a criatividade e a imaginação." Gonçalo
-"Aconselha a trabalhar a imaginação das crianças." Tiago
-"Desenvolve as crianças na aprendizagem da leitura." José
-"Ajuda as crianças a imaginar melhor e a ler mais." Maria
-"O PNL escolhe os livros que desenvolvem mais a imaginação das crianças." Miguel
-"Ajuda as crianças a fazer actividades divertidas." Érica
-"Faz com que a imaginação seja infinita." Noé
-"Ajuda as crianças a escrever mais." Milene
-"Ensina as crianças a sonhar com as leituras." Beatriz
-"Ajuda as crianças a desenvolver a sua memória." Cristiana
-"Serve para encorajar as crianças a ler." Fernando


"Cantar as Janeiras"

Nos dias 13 e 27 de Janeiro, a turma do 3º ano, da professora Rosinda Rodrigues, da Escola Básica de São Tiago, foi cantar as Janeiras ao Serviço da Pediatria e Conselho da Administração do Hospital Amato Lusitano, ao Centro de Saúde de Castelo Branco e à Direcção do nosso Agrupamento.
Os alunos empenharam-se bastante e foram muito bem recebidos em todos os lugares. Claro que, ficaram muito contentes por um lado, porque alegraram as pessoas fazendo reviver esta tradição e por outro, puderam saborear as guloseimas que iam recebendo.
Esta actividade contou com a colaboração dos professores estagiários Gonçalo Pinto e Sérgio Chitas que, fizeram a letra e a música das canções.


"A nossa Festa de Natal"



Auto de Natal
No dia 12 de Dezembro a escola foi presenteada, pela turma do 3º ano, turma da professora Rosinda Rodrigues, com um “Auto do Natal”. Esta apresentação contou com a colaboração da professora de Música, Ana Batista. Depois, ainda, cantaram e encantaram a pequenada com lindas canções originais de Natal, desta vez com a colaboração dos professores estagiários de Música, Sérgio Chitas e Gonçalo Pinto. A letra e música foram da autoria destes professores e claro os alunos colaboraram nas letras.  As turmas do 1º ano, também, participaram cantando-nos uma bela canção. A todos eles muito obrigado por este lindo espectáculo.

Argolas de Natal
No dia 17 de Dezembro, os alunos, professores e funcionários foram uns verdadeiros cozinheiros. Arregaçaram as mangas e deitaram mãos à obra! O resultado foi espantoso! Um verdadeiro convívio onde todos puderam saborear deliciosas argolas de Natal e viver o ambiente natalício próprio desta época.






VENCEDORES DO 4º ANO


A turma do 4º ano, 3 ST, da professora Sanches, participou  na Corrida do Centenário promovida pelo Museu Francisco Tavares Proença Júnior e os resultados foram os seguintes:
Benjamins A Femininos
3º lugar – Maria João Rodrigues
4º Lugar – Cátia Santos
5º Lugar – Cristiana Alves
Benjamins B Masculinos
1º lugar – José Jorge
6º lugar – Tiago Laia
5º lugar – Miguel Mesquita



Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - 2 de Abril

A Unidade de Ensino Estruturado (Sala Teacch) da Escola Básica de São Tiago assinalou este dia sensibilizando toda a população escolar acerca da problemática Autismo. Foi contada a história do "Menino Tomás e o capitão UEE", onde se puderam conhecer algumas das características do Autismo. Sugeriram-se formas de lidar e ajudar as crianças com Autismo nunca esquecendo que estas têm direitos como qualquer outro cidadão.

No dia 18/12/2007 as Nações Unidas aprovaram uma resolução instituindo o dia 2 de Abril como o DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO, data oficial para ser celebrada anualmente pelas Nações Unidas. Esta resolução incita todos os Estados Membros a tomar medidas para consciencializar a sociedade do grave problema do autismo que afecta milhões de indivíduos em todo o mundo, a maior parte das vezes sem diagnóstico precoce nem atendimento adequado. As pessoas com autismo devem gozar de todos os direitos como qualquer outro cidadão.


DIA DA LIBERDADE - 25 DE ABRIL de 2010

A Escola Básica de São Tiago está, hoje, a comemorar o Dia da Liberdade.
Na entrada da escola podemos ver uma exposição e ouvir músicas dedicadas ao 25 de Abril.
Vem até cá e leva um cravo contigo.







PROJECTO PEDAGÓGICO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL 2010
Realizou-se, nos dias 21 e 22 de Abril, na biblioteca, uma sessão de sensibilização ambiental promovida pela Associação de Formação Ambiental e Florestal Castelo Branco (AFAF) que, com o apoio da Câmara Municipal está a desenvolver  um projecto sobre a protecção do ambiente chamado "Viva o Ambiente em Castelo Branco".
A sessão começou pela apresentação de uma história "A caixinha de areia" que alertou os mais pequenos para a necessidade  de  ganharmos novos   hábitos em relação à forma como tratamos o ambiente.
Com pequenos gestos podemos contribuir para a melhoria do Ambiente. Por exemplo: utilizar a água da lavagem dos legumes e frutas para regar as plantas; desligar as luzes, quando não necessárias; fechar as torneiras enquanto nos ensaboamos no duche ou escovamos os dentes; colocar uma garrafa de litro e meio cheia de areia em cada autoclismo; reutilizar materiais e fazer a separação dos lixos.
Esta associação ainda lançou um desafio. Cada turma terá de criar uma frase (Slogan) que alerte a população de Castelo Branco para a necessidade urgente de proteger o ambiente.


Comemoração do Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro de 2009
"Pequeno-almoço na Escola"
         No dia 16 de Outubro de 2010, a Escola Básica de São Tiago assinalou o Dia Mundial da Alimentação com diversas actividades de sensibilização para os mais novos. A importância de uma alimentação saudável esteve na origem desta iniciativa, para que os nossos alunos aprendam, desde já, hábitos alimentares salutares.
         A ideia foi da professora Elisa e logo, professores, alunos e assistentes operacionais aderiram pois, foi a colaboração de todos que permitiu que esta actividade se concretizasse.
        Vestidos de pijama, puderam saborear uma saudável refeição que é a principal do dia. Cerais, leite, pão de mistura com queijo, marmelada e manteiga e uma grande variedade de frutas foram a ementa que deliciou os nossos alunos.
        Tivemos, ainda, o privilégio de assistir a uma peça de teatro, encenada pelas nossas assistentes operacionais, sobre alimentação saudável. Encantaram quem as ouviu. Elas estão de parabéns!
        Por fim, tivemos uma palestra sobre alimentação saudável.
        Foi uma manhã em cheio que, certamente, não será esquecida por quem a viveu!







 

Os alunos da EB  de São Tiago assistiram às actividades do 81º aniversário do Comando Distrital da PSP de Castelo Branco

No dia 3 de Novembro de 2009 e no âmbito das comemorações do 81º aniversário do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Castelo Branco, os alunos, professores e funcionárias deslocaram até ao Campo da Mártires da Pátria (Docas) para assistirem às demonstrações lúdico-pedagógicas apresentadas por esta Polícia. Foi muito divertido e as crianças adoraram ver os cães a obedecer aos seus treinadores.





São Martinho na Escola Básica de São Tiago - Magusto
Depois das actividades, realizadas na biblioteca, a escola preparou um magusto para os seus alunos. Realizou-se num campo de jogos, junto à Escola Superior de Tecnologia, onde os alunos correram, saltaram, jogaram e comeram castanhas assadas. Enfim, divertiram-se imenso!!
Mas o melhor da festa estava para acontecer! Fomos presenteados com a visita de São Martinho. É verdade, acreditem! São Martinho esteve no nosso magusto.
E para espanto de todos, de regresso à escola, encontramos o "mendigo" à porta a pedir esmolas.    
Inacreditável! (Não digam a ninguém mas, foi a professora Elisa que se vestiu de São Martinho e de mendigo).



Carnaval 2010