Projectos

 
HISTÓRIAS COM PERNAS


Exiba capa.jpg na apresentação de slides

"Histórias com Pernas" é o nome do livro escrito pelos alunos e pais do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.  A apresentação foi feita no Dia Mundial da Criança e a obra é da responsabilidade da Biblioteca Escolar e teve a chancela da RVJ – Editores.
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva assinalou o Dia Mundial da Criança com o lançamento de um livro escrito pelas crianças e pais/encarregados de educação do 1º ciclo. «Histórias com Pernas» é o nome de uma obra que envolveu quatrocentos autores e ilustradores, e que surge a partir de um desafio lançado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento.
Com uma edição da RVJ – Editores, Histórias com Pernas teve como ponto de partida uma actividade conjunta, projecto do plano de actividades da Biblioteca Escolar, que visou promover o desenvolvimento da imaginação e da criatividade dos pais/encarregados de educação, sensibilizando-os para a importância da leitura e da escrita e envolvendo-os na elaboração de histórias. Estiveram envolvidas as escolas Afonso de Paiva, São Tiago, Mina, Castelo, Sarzedas e Freixial do Campo e a aposta passava por desenvolver o gosto pela expressão escrita e estimular o prazer de inventar histórias conjuntamente com os seus filhos. O resultado não poderia ser melhor.
O lançamento foi feito no Instituto Português da Juventude, cujo auditório foi pequeno para acolher tanto público. As professoras da Biblioteca; Carla Nunes, Gregória Prata e Madalena Nunes, pretenderam, com esta iniciativa, despertar nas crianças o gosto pela escrita. “Na prossecução deste projecto esteve sempre subjacente um espírito de integração, de trabalho colaborativo e articulado entre Escola, Pais e Comunidade, ficando desta forma provado, que quando nos unimos, o trabalho dos alunos é engrandecido”, referiram.
O livro reúne 30 textos produzidos, assim como algumas das suas ilustrações, esperando que estas histórias constituam uma leitura cativante que certamente convidará a novas leituras ou poderá servir de estímulo para “futuros escritores”.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PORTA ABERTA



Ateliê de Animação de Leitura
Projecto desenvolvido pela equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva que tem como principal objectivo a animação e a promoção da leitura, abrindo as portas dos Jardins-de-Infância e das Escolas Básicas do 1º Ciclo, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, à comunidade educativa. Para este ano, estão previstos 3 ateliês.

1º Ateliê - Decorreu na Escola Básica do Castelo, durante a tarde do dia 4 de Dezembro. Crianças e adultos deixaram-se contagiar pela magia das histórias e dos contos, animados pelas Educadoras Madalena Nunes e Educadora Maria da Luz Lopes, que para além das inúmeras histórias, deliciaram os participantes com uma dinamização da leitura pela arte, incluindo música, dança e teatro.
Foi uma tarde bem passada com muita animação.




2º Ateliê - Decorreu no Jardim-de-Infância "Quinta das Violetas", no dia 19 de Março de 2011, finalizando a nossa semana da leitura. Contou, mais uma vez, com a presença da Educadora Madalena Nunes que nos trouxe mais uma história de encantar "A Árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Para leres esta história e outras sobre a Natureza clica aqui.





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projecto "Já sei ler"


O PNL propõe para o 1º Ciclo o desenvolvimento do projecto Já sei ler com o objectivo de promover a leitura em família e a interacção escola-família. A proposta abrange todas as escolas públicas e privadas que pretendam aderir.
A participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo.
Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos. O projecto Já sei ler pretende valorizar este contexto favorável e disponibilizar materiais de apoio para o desenvolvimento de actividades que incentivem a leitura e o gosto pelos livros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projecto "Itinerâncias" em parceria com a
Biblioteca Municipal

Este é mais um projecto de promoção da leitura.
O objectivo é fazer circular, baús de livros, pelas Escolas Básicas, das aldeias, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva  (Salgueiro, Freixial e Sarzedas) permitindo, assim, aos alunos, a requisição domiciliária.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------