Educação Especial

Unidade de Ensino Estruturado também comemorou o 
"Dia Mundial do Livro" assim






Unidade de Ensino Estruturado comemora "Dia da Mãe"
realizando um presente para oferecer às mães, neste dia tão especial!





Unidade de Ensino Estruturado
recebeu a visita de alguns amigos num delicioso lanche





  

      Alunos e professoras da Unidade de Ensino Estruturado da EB de São Tiago realizaram alguns trabalhos alusivos ao Natal para lembrar esta época do ano tão especial.
      Os trabalhos realizados foram marcadores de livros e Pais Natal para enfeitar a árvore de Natal.
Desejamos  a todos Boas Festas e um Feliz Natal !!!!





Unidade de Ensino Estruturado
visita exposição


Halloween na UEE

       A UEE da EB de São Tiago assinalou o "Halloween" com um lanche horrendo (mas delicioso)!!! Os alunos, com a ajuda das suas professoras, Aida Belo e Filomena Camelo, da terapeuta da fala, Liliana Lucas e das assistentes operacionais da escola, fizeram pizzas monstruosas, sumos ensanguentados (groselha) e um bolo fantasma. Os meninos estavam ansiosos por provar estas iguarias, por isso sentaram-se à volta da mesa e deliciaram-se. 
       Também, realizaram uma pregadeira, em forma de morcego, para identificarem o dia. 
       Foi uma manhã muito bem passada. 






____________________________________________
Ano letivo 2010/2011
 
Um saltinho à Escola Agrária

No dia 2 de Junho de 2011 os alunos da Unidade de Ensino Estruturado, juntamente com as suas Professoras e a Terapeuta da Fala, deslocaram-se na carrinha da Câmara Municipal até à Escola Superior Agrária de Castelo Branco. A visita realizou-se no âmbito do projecto “Desenvolver competências pessoais/sociais em crianças com Perturbação do Espectro de Autismo”. Primeiramente fomos recebidos pela Engenheira Sara Afonso, que nos guiou durante todo o percurso, dando-nos a conhecer toda a realidade e actividades desenvolvidas com os animais pertencentes à escola. Os alunos mostraram-se muito interessados pelo ambiente que os rodeava e interagiram com satisfação com todos os animais observados.       
 O momento alto da visita foi o contacto e o poder usufruir de um passeio a cavalo, devidamente acompanhado por um profissional. Com esta pequena visita os alunos tomaram conhecimento com o meio ambiente em que o cavalo vive e os cuidados a ter com ele.
             Desta forma a visita foi bastante enriquecedora para a problemática destas crianças.

As professoras da UEE - Filomena Camelo, Aida Belo e a terapeuta da fala - Janine Caetano




A Branca de Neve em símbolos


       A importância da ilustração como ferramenta de apoio à leitura e à escrita, principalmente para crianças que estão a aprender a ler e a escrever e para as que utilizam sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) como recursos normais de comunicação, é um dado adquirido. No âmbito do Plano Anual de Actividades, foi realizada a tradução de contos tradicionais no programa informático "Escrita com Símbolos". Assim, foi elaborado um livro com a história "Branca de Neve", que as docentes de Educação Especial do Domínio E1 (Cognitivo e Motor), Fátima Silva e Delminda Ribeiro, apresentaram no dia 1 de Abril na Biblioteca da EB de São Tiago e foi dirigida a turmas onde estão integrados alunos que utilizam este tipo de comunicação.
Professoras Fátima Silva e Delminda Ribeiro






“Dia Mundial da Consciencialização do Autismo"
Unidade de Ensino Estruturado


Este dia foi comemorado de uma forma muito divertida, no dia 4 de Abril, na EB de São Tiago. 
Todos vestidos de azul, os alunos da Unidade de Ensino Estruturado, as suas turmas, professores e assistentes operacionais, foram para o pátio da escola e fizeram um coração humano. Estava espectacular. Depois laçaram balões com uma mensagem muito importante "Sou igual a ti". Esperemos que esta mensagem chegue ao coração de todos.  
Aqui ficam alguns registos fotográficos deste momento que contou com a presença do Director do nosso Agrupamento.









Estes foram os porta-chaves realizados nesta unidade e por sinal, muito solicitados!
Não davam para as encomendas!





“Dia Mundial da Consciencialização do Autismo" 

No dia 2 de Abril de 2011 assinala-se o “Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e todos estão convidados a vestir uma peça azul como forma de sensibilização e homenagem a todas as pessoas e respectivas famílias que todos os  dias vivem esta realidade,  enfrentando geralmente muitas dificuldades e discriminações.  Um dia pelo autismo…. vamos vestir todos uma peça de roupa azul!
           
Como no dia 2 de Abril estamos de fim-de-semana, vamos assinalar este dia, na Escola Básica de São Tiago, no dia 4 de Abril. Uma das actividades que a Unidade de Ensino Estruturado já está a realizar é a venda de porta chaves, como forma de divulgar este dia e de angariar fundos para a compra de materiais.
E não se esqueça, dia 4, todos vestem uma peça de roupa azul!
Os nossos meninos merecem !
                                                                                                  

Professoras Filomena Camelo e Aida Belo


“A Magia da Diferença”
      Hoje, dia 5 de dezembro, logo pela manhã, alguns dos alunos da Unidade de Ensino Estruturado estiveram na exposição intitulada “A Magia da Diferença”. Acompanhados pela professora Filomena e pela Terapeuta Liliana, os alunos observaram as fotos de alguns nomes célebres portadores de deficiência.
      Esta exposição está integrada na comemoração do "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", promovida pelo Núcleo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.