sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Professoras promovem leitura na biblioteca

       O ano letivo começou muito bem, na EB de São Tiago, com a promoção da leitura. 
       A leitura ajuda a criança a construir a sua identidade, a sua relação com o mundo e a tornar-se num ser ativo e tolerante. Mediante o apelo ao imaginário, a leitura permite-lhe a transposição de universos, a vivência de outros modos de ser, a resolução de conflitos interiores e de problemas de ordem psicossocial.

"AS MÃOS NÃO SÃO PARA BATER"

      "As mãos não são para bater", de Martine Agassi, foi a história explorada pelas professoras, Carmo Marques, Lurdes Pereira, Cecília Rocha, do 2º ano, e Sanches Galante, do 1º ano.
      Esta história mostra, através de uma linguagem muito simples e de um conjunto de ilustrações ternurentas e atrativas, que a violência é sempre um aspeto negativo das nossas vidas.
      Leva, ainda, as crianças a saber como controlar as suas emoções, especialmente no que diz respeito à raiva e angústia.
           
  


Trabalho realizado, em sala de aula, pelas turmas do 2º ano.

"O SAPO ENCONTRA UM AMIGO"

      As professoras Maria José e Paula Severino, do 3º ano, exploraram a história "O sapo encontra um amigo" de  Max Velthuijs. É uma narrativa que, de forma simples e linear, trata a importância da amizade e dos afetos na vida das pessoas. Protagonizada pelo sapo, a narrativa gira em torno da descoberta de um amigo e do relevo que essa nova personagem ganha na vida dos outros, tornando-se indissociável deles.
      Duas histórias que levaram as crianças a perceber que para vivermos em sociedade necessitamos conviver, ter amigos e relacionarmo-nos com os outros de uma forma saudável e que para isso acontecer precisamos, muitas vezes, de controlar as nossas emoções.