terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Já fomos visitar o Museu Cargaleiro!

Terminaram as nossas visitas ao Museu Cargaleiro e o balanço que eu faço é claramente positivo.  Pude observar, durante as visitas que os alunos evidenciaram expressões de alegria, admiração, espanto, emoção, curiosidade…
...foram muitos os sentimentos vivenciados... 
....oa alunos teceram comentários como… “acho que estou a começar a gostar de pintura...”, “…isto é espetacular…”, …”eu gosto destas pinturas….”, “…como é que este pintor conseguiu fazer isto….”
Penso que, para além de terem aprendido muitas coisas novas, viveram uma experiência da qual não se vão esquecer tão depressa.
A visita terminou com um atelier de pintura onde as nossas crianças deram asas à sua imaginação e o resultado foi a criação de verdadeiras obras de arte!
Muito obrigada a todos os funcionários do museu que nos receberam com muita simpatia e profissionalismo.
Ficam aqui alguns registos fotográficos da visita. Mais tarde poderão ver, aqui, as fotografias dos artistas no seu processo de criação.














4º ano da EB da Mina

Uma história é uma história...
Uma história faz sonhar, imaginar, sentir...
Uma história ajuda a escrever, a desenhar, a colorir...
Uma história... "dá pano para mangas"
E a nós, biblioteca... dá-nos uma grande felicidade perceber que as nossas histórias conseguem fazer tudo isto e muito mais!
Obrigada pelos vossos trabalhos!









quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A história de Afonso de Paiva também foi à EB da Mina

Trabalhos realizados pelos alunos, em sala de aula, depois de assistirem à dramatização
sobre o patrono do nosso agrupamento.




Turma do 2º ano - EB da Mina







Turma do 3º ano - EB da Mina

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"E porque a pintura também é leitura, a biblioteca leva os alunos ao Museu Cargaleiro!"



MANUEL CARGALEIRO: Considerado o melhor artista plástico português (pintor e ceramista),  nasceu a 16 de Março de 1927, em Chão das Servas, no  concelho de Vila Velha de Ródão.
 
Vamos visitar o Museu Cargaleiro!

       Um quadro, uma história...
         Como toda a expressão de arte, a pintura tem uma linguagem própria. Essa linguagem visual pode ser "lida" através dos símbolos, signos, cores utilizadas, força ou fragilidade das pinceladas, contexto histórico, enfim, toda a obra pode remeter o espetador para uma forma de leitura e consequentemente atuar no seu interior afetando a sua emoção positiva ou negativamente, o seu saber, o seu conhecimento e encantamento.    
     Assim sendo, e porque a educação pela arte deve ser privilegiada, pois esta desenvolve o aluno em todas as suas vertentes despertando-o para o sentido estético, para a sensibilidade, emotividade, imaginação e criatividade, a biblioteca está a promover uma atividade relacionada com o mundo da arte e nada melhor do que levar os alunos a conhecer este artista da nossa região.
      Esta atividade vai desenrolar-se em 3 fases:

     *Durante esta semana, será feita uma sensibilização, na biblioteca, para a visita ao museu, através de um PowerPoint e vídeo que apresenta o pintor e a sua obra;
    *Na próxima semana, todos os alunos irão visitar o museu;

    *Na semana seguinte, será desenvolvido um atelier de pintura, na biblioteca.

      Aguardamos por belas obras de arte!


“A pintura de Manuel Cargaleiro é como o pássaro que canta e o rio que corre. Assim nasce a alegria!” Fernando Neves

                                  

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Campeonato intra-turmas
SuperTmatik  - Cálculo Mental

     Estiveram a decorrer as sessões de treino do SuperTmatik - cálculo mental.
    No final, realizou-se a disputa e os alunos que conseguiram, mais rapidamente, resolver as expressões numéricas foram a Beatriz e o Alexandre. Estes irão participar na fase "Final Escolar". Parabéns aos dois.



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

6 de janeiro - "Dia de Reis"


      No dia 6 de janeiro celebra-se o "DIA de REIS" que assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) foram visitar e dar oferendas ao Menino Jesus.
     Deram-lhe ouro, incenso e mirra. Na antiguidade, era costume oferecer-se ouro a um Rei, incenso a um Sacerdote e mirra a um Profeta. Por isso Belchior, de raça branca, ofereceu ouro reconhecendo-Lhe realeza; Gaspar, representando a raça amarela, ofereceu-Lhe incenso atribuindo-lhe divindade e, finalmente Baltazar, de raça negra, ofereceu mirra que representava a imortalidade.

Para saberes mais sobre este dia  Clica aqui