terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"E porque a pintura também é leitura, a biblioteca leva os alunos ao Museu Cargaleiro!"



MANUEL CARGALEIRO: Considerado o melhor artista plástico português (pintor e ceramista),  nasceu a 16 de Março de 1927, em Chão das Servas, no  concelho de Vila Velha de Ródão.
 
Vamos visitar o Museu Cargaleiro!

       Um quadro, uma história...
         Como toda a expressão de arte, a pintura tem uma linguagem própria. Essa linguagem visual pode ser "lida" através dos símbolos, signos, cores utilizadas, força ou fragilidade das pinceladas, contexto histórico, enfim, toda a obra pode remeter o espetador para uma forma de leitura e consequentemente atuar no seu interior afetando a sua emoção positiva ou negativamente, o seu saber, o seu conhecimento e encantamento.    
     Assim sendo, e porque a educação pela arte deve ser privilegiada, pois esta desenvolve o aluno em todas as suas vertentes despertando-o para o sentido estético, para a sensibilidade, emotividade, imaginação e criatividade, a biblioteca está a promover uma atividade relacionada com o mundo da arte e nada melhor do que levar os alunos a conhecer este artista da nossa região.
      Esta atividade vai desenrolar-se em 3 fases:

     *Durante esta semana, será feita uma sensibilização, na biblioteca, para a visita ao museu, através de um PowerPoint e vídeo que apresenta o pintor e a sua obra;
    *Na próxima semana, todos os alunos irão visitar o museu;

    *Na semana seguinte, será desenvolvido um atelier de pintura, na biblioteca.

      Aguardamos por belas obras de arte!


“A pintura de Manuel Cargaleiro é como o pássaro que canta e o rio que corre. Assim nasce a alegria!” Fernando Neves