sábado, 9 de março de 2013

Projeto REALCE

    No passado dia  8 de março, a turma 7 ST (4º ano) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva juntou-se com os alunos de 4º ano do Agrupamento João Roiz e Cidade de Castelo Branco e deslocaram-se a Alcântara  para visitarem os seus amigos espanhóis.
   A receção aconteceu no Salão de Actos Municipais de Alcântara com a presença das entidades locais e provinciais.
     De seguida, os alunos de 5º e 6º anos, dos colégios "Miguel Primo de Rivera" de Alcântara, "Santíssimo Cristo de la Cañada" de Acehúhe e "Mª Ángeles Ballesteros" de Vegaviana, fizeram uma apresentação em powerpoint das suas localidades e colégios, para que os alunos portugueses ficassem a conhecer melhor o seu meio e vivências.  Por fim, houve um momento musical por parte dos alunos de Acehuche e Alcântara.                                                            
  Os nossos amigos tinham preparado um jogo de orientação "Descubre Alcántara" que englobava uma visita guiada pela localidade, mas devido ao mau tempo que se fez sentir durante todo o dia, não foi possível realizá-lo. Contudo, em alternativa os nossos alunos tiveram um magnifico momento desportivo com muita diversão tendo sido um grande momento de convívio entre alunos e professores,  no Pavilhão Polidesportivo Municipal de Alcântara.
     Foi-nos oferecido o almoço e este foi, também, um dos momentos altos de convívio e muita alegria.
   O resto da tarde foi passada no colégio CEIP "Miguel Primo de Rivera" onde o convívio continuou e  onde  os nossos alunos foram presenteados com um livro "Atlas Ilustrado de la Provincia de Cáceres". 
Finalmente, chegou a hora da despedida e do regresso a Portugal com paragem na "Ponte Romana de Rivera".
   Apesar de muita, muita chuva, este dia correu muito bem, os alunos divertiram-se, desenvolveram amizades com os alunos espanhóis e ficará sem dúvida a saudade e a vontade de um dia repetir esta maravilhosa experiência.
    Muito obrigada a todos os que nos receberam em Alcântara, especialmente a todos os professores e direção do CEIP "Miguel Primo de Rivera".

Aqui fica a fotografia de grupo da nossa turma e dos alunos do  CEIP "Miguel Primo de Rivera".
A reportagem fotográfica completa será partilhada na página do facebook do agrupamento.